3 dicas para o uso do pincel de maquiagem (e um acabamento perfeito!)

O jeito certo de segurar o pincel de maquiagem faz diferença na make.

Blog

Deslizando pelo feed do Instagram eu parei no vídeo do super maquiador Tom Pecheux (entre muitas coisas que ele fez, vale falar que ele é o atual diretor-criativo de beleza da YSL Beauté). Bem, amei o take porque ele segura o pincel de uma forma tão suave, e isso é tipo fundamental para um resultado profissional numa maquiagem, um acabamento perfeito. Isso me inspirou e então, falo aqui sobre 3 dicas para o uso correto do pincel de maquiagem.


A maneira como tratamos o pincel é fundamental
O tratamento que se dá para o pincel é fundamental para a performance da maquiagem. Usar, lavar, deixar secar corretamente e guardar sem amassar as cerdas deve estar no seu automático. Agora, se estamos falando daqueles momentos de trabalho, onde você vai precisar de pinceis limpos para aplicar vários produtos, sem tempo para ficar limpando e lavando, eu acho bem legal você separar pincéis exclusivos não só para cada tipo de produto, mas também para cores, principalmente quando falamos de sombras. Um pincel limpo que você usa só para um determinado tom de sombra, por exemplo, não vai carregar nenhum outro tom, e vai descarregar somente a cor que você quer. Ele não vai trazer mistura de textura de produto, tipo uma sombra cremosa, uma sombra baked… A sombra vai performar como ela deve.


O tipo de pincel para cada formulação faz diferença
Cada tipo de produto tem um tipo de cerda especial para seu melhor desempenho, por exemplo, os produtos cremosos performam melhor com pincéis de cerdas sintéticas. Produto em pó, melhor com cerda natural. 

 

A maneira como seguramos o pincel na hora de maquiar
Aí chego no assunto que me motivou a escrever essas dicas, segurando o pincel mais para a ponta ou meio do pincel, as cerdas ficam mais leves, porque não conseguimos colocar tanta pressão na hora de maquiar. O que eu sempre dizia nas aulas de maquiagem que eu dava era: faça uma experiência, pegue uma caneta e segura bem pertinho da carga da caneta e escreva seu nome, depois pegue a caneta e segure bem em cima, para observar como a escrita sai muito mais suave nessa segunda tentativa. O mesmo acontece com o pincel de maquiagem, a gente consegue deixar a cerda trabalhar, ela vai para um lado e outro mais leve, isso é melhor para esfumar e espalhar de forma suave o produto. Não usamos o pincel como se fosse uma borracha, pois segurando muito pertinho da cerda é isso que acontece, o efeito é mais de borrado e não de esfumado. 

 

Então deixo aqui o vídeo do Tom Pecheux para vocês observarem um mestre executando movimentos suaves:
 

 

 

Veja mais ideias sobre tendências da indústria da beleza:

• no meu insta @cacahabeyche
• no meu Pinterest /cacahabeyche
• E nos posts aqui no blog – Indústria da Beleza