A importância do treinamento para equipe de vendas na beleza

treinamento para equipe de vendas traz um equilíbrio entre consumidor satisfeito, vendedor performando melhor e a empresa batendo metas.

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Semana passada fiz uma imersão em pontos de vendas de uma marca cliente para o treinamento que realizo com sua equipe. Trabalho com treinamento para Equipes de Vendas desde 2007 e cada vez mais tenho a certeza de que maquiagem é um serviço que tem o produto agregado. Não seria o contrário, Cacá? Olha, a decisão de compra da consumidora se dá por indicação – seja da amiga, da blogueira, do maquiador, de alguma mídia ou da vendedora. A importância de tornar essa vendedora a referência de beleza dessa consumidora, ali ao alcance dela é uma grande oportunidade para as marcas. Por isso, o treinamento para equipe de vendas é fundamental para alavancar vendas e para fidelizar a consumidora à marca.

 

Vendedor é ponte

O fato é: o vendedor é ponte entre todo o esforço que a marca/indústria faz para ter um bom produto e o consumidor. Mas aí você pode perguntar, mas essa ponte não é a propaganda, a mídia? Não deixa de ser, mas a marca precisa ter consciência que no ponto de venda o atendimento e o serviço prestado pelo consultor de beleza, que é o vendedor de maquiagem, é fundamental na decisão do consumidor para reverter venda e para fidelizar à marca. Eu percebo que algumas marcas tem essa consciência, se esforçam para munir sua equipe de vendas com informação. E poucas assumem o desafio de formar sua equipe de vendas.

Uma equipe bem treinada traz um equilíbrio entre consumidor satisfeito, vendedor performando melhor e a empresa batendo metas.

 

Todos ganham

A consumidora recebe a indicação correta para sua necessidade. O vendedor melhora a sua performance, fortalece a sua auto estima como profissional, seus conhecimentos. A marca além de bater suas metas, fideliza a cliente e fideliza também seu vendedor. Acaba criando um engajamento, um sentido de comunidade e pertencimento para cliente e vendedor.

 

Inovar no treinamento para equipe de vendas

O que estamos vivendo agora é uma revolução na forma de comunicação das pessoas. O treinamento precisa acompanhar o jeito que as pessoas se comunicam, a linguagem que usam. Precisa ser algo fluido e interativo. A didática tradicional dá espaço para a experiência. E a tecnologia está a nosso favor para ajudar nessa nova era!

A evolução é constante e traz muita satisfação perceber o desenvolvimento profissional das equipes que venho trabalhando. 

 

 

 

 

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