Anotações sobre minhas pesquisas sobre tendências • Indústria da beleza em 2017

Pesquisando sobre as principais influências dos lançamentos e desenvolvimentos de produtos cosméticos neste ano pela indústria da beleza, selecionei os hotspots do assunto. Estamos terminando o primeiro trimestre de 2017. No hemisfério norte, agora entram em cena os principais lançamentos, pois o verão vai chegar por lá. Bem, mas como nossa indústria se relaciona com os coportamentos globais faz tempo, selecionei algumas ideias que valem para o mundo e também Brasil.

Blog

Pesquisando sobre as principais influências dos lançamentos e desenvolvimentos de produtos cosméticos neste ano pela indústria da beleza, selecionei os hotspots do assunto. Estamos terminando o primeiro trimestre de 2017. No hemisfério norte, agora entram em cena os principais lançamentos, pois o verão vai chegar por lá. Bem, mas como nossa indústria se relaciona com os coportamentos globais faz tempo, selecionei algumas ideias que valem para o mundo e também Brasil.

Primeiro, destaquei os lugares que possuem um estilo de vida inspiracional e que estão influenciando a cultura de consumo. Nesse aspecto, nós observamos como as pessoas vivem, qual os alimentos consomem, que exercícios fazem, padrões e excessões… Depois destaquei a textura do ano e a cor que vêm como aposta. Vamos lá!

 Dois lugares ques estão em alta entre quem trabalha com cosméticos e vêm pesquisando lifestyle e consumo são:

1 • Califórnia – Muitas empresas tem ampliado sua presença na Califórnia, não apenas como mercado de consumo, mas também como base de pesquisa e produção. Para essa influência California, veja ingredientes minerais, estilo de vida mais natural e pesquisas com a cannabis, com produção já regulamentada no estado norte-americano. Ressalto o óleo orgânico extraído da semente de cannabis, e já podemos ver alguns cosméticos estão sendo lançados com esse ativo. Como essa máscara da Urban Decay que tem como ingrediente óleo de semente de Cannabis Sativa. 

Ressalto o óleo orgânico extraído da semente de cannabis, e já podemos ver alguns cosméticos estão sendo lançados com esse ativo. Como essa máscara da Urban Decay que tem como ingrediente óleo de semente de Cannabis Sativa.

Vidas baseadas na diversão ou nos esportes radicais eram até então a cara da Califórnia, mas o bem estar e a alimentação saudável estão super em alta também. Foto da blogger do www.thebalancedblonde.com:

 

 


2 • Jeju Island – Uma ilha na Coreia do Sul que está servindo de inspiracão para várias marcas de cosméticos orientais. E o motivo? Parece que é um destino famoso por lá pela beleza, mas também pela riquesa do solo vulcânico, vida marinha, (há um tipo de alga específica com propriedades excelentes), exemplares botânicos de interesse como ativos e muita pureza na qualidade do ar e águas.
P.S.: Tem uma história interessante também sobre a tradição de mergulhar para coletar algas e conchas – foi feito por séculos somente por mulheres (tem um pouco dessa história em inglês nesse link sobre as haenyeo de Jeju Island).

 

 

 

 

 

 

 

제주도 서빈백사 Seobinbaeksa, Jeju island Photo by @dayoonful #jeju_korea #jejuisland #jejudo #jeju #korea #southkorea #seobinbaeksa #beach #beautiful #제주 #제주도 #서빈백사 #해변

A post shared by 대한민국 제주도 Jeju Island, Korea (@jeju_korea) on

 

 

 

 

 

 

Produtos de Jeju – via Refinery29:

Jeju Island - Uma ilha na Coreia do Sul que está servindo de inspiracão para várias marcas de cosméticos orientais. E o motivo? Parece que é um destino famoso por lá pela beleza, mas também pela riquesa do solo, vida marinha, (há um tipo de alga específica com propriedades excelentes), exemplares botânicos de interesse como ativos e muita pureza na qualidade do ar e águas.

 

 

Textura em alta
Texturas cremosas encabeçam as listas de lançamentos neste ano. É um cremoso com alta fixação. Efeitos espelhados, vítricos, satinados, para boca, pele… Com produtos cremosos conseguimos mais esses efeitos do que com produtos em pó. Mas, o cremoso nunca pegou muito no Brasil por causa da fixação. Vamos ver agora com os lançamentos que trazem voláteis que atuam como fixadores. Esses ingredientes voláteis evaporam e aí ficam os pigmentos, fixa a pérola, a mica na pele, por exemplo. 
 

 

Texturas cremosas encabeçam as listas de lançamentos neste ano. É um cremoso com alta fixação. Efeitos espelhados, vítricos, satinados, para boca, pele... Com produtos cremosos conseguimos mais esses efeitos do que com produtos em pó. Mas, o cremoso nunca pegou muito no Brasil por causa da fixação. Vamos ver agora com os lançamentos que trazem voláteis que atuam como fixadores do produto. Esses ingredientes voláteis evaporam e aí ficam os pigmentos, fixa a pérola, a mica na pele, por exemplo.

 

 

 

 


Aposta de cor
Fiquem de olho no azul bem escuro, quase um marinho – um azul noite. A indústria está apostando como tendência. 

Ainda acho que virão tons mais escuros mesmo, mas essas duas sombras são bons exemplos do que vem por aí. A primeira de uma marca chamada Tarte, e a segunda a Sephora Diving in Australia Colorful Eyeshadow:

 

 

 

Fiquem de olho no azul bem escuro, quase um marinho - um azul noite. A indústria está apostando como tendência. Fiquem de olho no azul bem escuro, quase um marinho - um azul noite. A indústria está apostando como tendência.