Como reconhecer fórmulas 100% naturais em cosméticos

Blog

Como reconhecer que a fórmula é toda natural? Essa é uma dúvida importante e que a Jerusa Adriano, diretora técnica da Bioart, me ajudou a explicar para vocês. 

Entendendo
Existe diferenças entre cosméticos naturais e cosméticos com ingredientes naturais em sua formulação. A presença de um ingrediente natural na fórmula não garante que o cosmético é 100% natural. Para que os cosméticos sejam considerados naturais eles devem seguir rígidos padrões em seu processo de formulação e não conter qualquer ingrediente químico entre seus componentes. 

Algumas empresas, que construíram a força de suas marcas a partir da ênfase da presença de ingredientes naturais e/ou provenientes da floresta amazônica em suas fórmulas, não produzem cosméticos puramente naturais. São cosméticos com formulação química tradicional, que contêm alguns ingredientes ativos de origem natural, que mesmo contendo baixos percentuais nas formulações, são fortes apelos de marketing para o mercado consumidor, mas não pertencem a categoria de cosméticos naturais.

Para identificar uma formula 100% natural é necessário o conhecimento dos ingredientes e sua procedência, bem como a história da empresa fabricante.

Outra forma de verificar seria avaliar se o  produto possui algum selo de certificação, como por exemplo Ecocert, IBD ou Produto orgânico (Ministério da Agricultura). Estas certificadoras realizam avaliações através de inspeções junto a empresa fabricante com a intenção de certificar e garantir a qualidade dos ingredientes utilizados e produtos produzidos.

 

 

 


Veja outro post sobre essa conversa sobre cosméticos naturais e orgânicos: Cosméticos Naturais.