Cosméticos Naturais • Os desafios da produção

Blog

Quando a gente fala em cosméticos naturais, logo pensamos em produtos derivados de matéria prima vegetal ou mineral e pronto! O que muita gente não sabe, é a altíssima tecnologia agregada para desenvolver essas matérias primas, formular esses cosméticos.

 

A estabilidade de uma fórmula indica o comportamento do produto em determinado intervalo de tempo, referente às condições ambientais a que possa ser submetido desde a fabricação até o término de sua validade. Imagine a estabilidade com matérias primas naturais? Para ser estável os ingredientes e a formulação devem ser extremamente confiáveis. Caso contrário o produto estaria comprometido. Por esta e outras razões, muitas vezes produtos naturais tem alto valor agregado, além da produção não ser em larga escala, desde o cultivo da matéria prima até a industrialização, todos os passos envolvem além da tecnologia, uma cadeia sustentável. 

Conversei com a especialista no assunto Jerusa Adriano, diretora técnica da Bioart, e perguntei sobre as dificuldades de formular um produto natural. 

Qual a maior dificuldade na formulação de um produto natural?

Jerusa Adriano • "Trabalhar com desenvolvimento e fabricação de formulações naturais é sempre um grande desafio. Dentre todas as dificuldades podemos citar a escolha dos ingredientes, o sinergismo entre eles e suas compatibilidades. Estes são os princípios que o formulador utiliza para desenvolver uma formulação estável e eficiente.

Desenvolver uma formula que atenda a todos os benefícios propostos, sem perder suas características iniciais após o tempo de utilização, pode ser encontrada quando conseguimos realizar a escolha ideal dos ingredientes. Por isso, considero muito importante que você conheça seus fornecedores e a procedência de cada ingrediente utilizado, pois o mercado possui muita oferta de ingredientes indicados como natural, mas que na verdade só possuem apelo."

cosmeticos naturais formulas dificuldades

Como a conversa rendeu um material super legal sobre desenvolvimento de maquiagem com foco nos ativos naturais, resolvi dividir as respostas em uma nova série de posts sobre Cosméticos Naturais.

Para quem deseja consumir este tipo de cosmético, minha dica é ficar de olho na marca que produz. Muitas tem o conceito "going green", ou seja, dentro de uma fórmula sintética existem algumas matérias primas naturais. Dentro de um processo normal existe algum passo sustentável.