Cosméticos personalizados • Lip Lab by Bite

Conhecendo a Lip Lab by bite em São Francisco - batons personalizados

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Pesquisando sobre cosméticos personalizados, recentemente fui conhecer a Lip Lab by Bite, uma espécie de loja/laboratório de customização de batons da marca Bite Beauty. Existem três unidades, em Toronto, onde a marca nasceu, Nova York (a flagship da marca) e São Francisco, onde visitei. A Bite Beauty é especializada em formulações de batons com ingredientes naturais e orgânicos, e vendida online e na Sephora.

Foi super interessante perceber vários nuances dessa nova relação entre a marca e o cliente. O consumidor poder se sentir parte do processo de personalização e produção do produto, quebra essa barreira entre a indústria e o comprador final. Fica tudo muito transparente, e o envolvimento com o processo altera a compreensão da importância da fabricação e da percepção de valor. E nessa área de comunicação direta de marca, transparência é cada vez mais importante para a relação de confiança que se estabelece.
 


Minha experiência na Bite Lip Lab

A personalização tem um custo, claro, mas essa questão de personalizar a fórmula na maioria das vezes não é fazer a partir do zero. Na Lip Lab by Bite, or exemplo, a pessoa escolhe a base do batom, a fórmula. Um processo que envolve escolher a textura e o acabamento que deseja, e aí depois ela escolhe a cor. Parte que ela terá bastante autonomia.
A primeira pergunta que a expert da marca que faz o atendimento é – que cor você deseja? E aí começa o direcionamento sobre a mistura de pigmentos pra chegar nessa cor. São feitos os testes com os pigmentos ali na hora, manualmente mesmo. É incrível e muito divertido. E para as pessoas que estão longe dos processos de produção têm algo de mágico, pois misturar pigmentos é sempre uma atividade encantadora. Então, buscando um pêssego, por exemplo, você vai percebendo a cor: “ah, esse aqui está muito rosado” ou “muito alaranjado” e aí vamos abrindo, misturando as cores. A expert vai auxiliando e você vai descobrindo a potência dos tons. Muito raramente pode acontecer de saturar demais a cor, e aí tem que começar do zero. Mas enfim, esse é o processo de elaboração da cor, parte com maior sensação de personalização.
Depois da cor fechada, a expert faz um balanço da quantidade de pigmentos, faz uma adaptação da fórmula e isso é levado para uma parte interna do Lab. E aí temos um equipamento igual ao de uma indústria grande, só que pequenininho, então é uma mini indústria que tem ali na loja.
Ela vai para o misturador do batom e depois é moldada e envasada.
Quer dizer, esse processo é muito parecido com a da indústria, só que customizado e num tamanho menor. Eu acompanho sempre processos industriais em fábricas gigantes com máquinas grandes e percebo que a diferença é mesmo a escala, porque a tecnologia está ali.

 

O futuro começou – Impressoras 3D e maquiagem

O que eu enxergo a partir dessa experiência e do que que eu já li em reports de tendências tecnológicas e palestras, incluindo as que assisti no Vale do Silício, é que daqui alguns anos isso será feito dentro de casa. E esse alguns anos podem ser 20 anos, por exemplo. E não é lunatismo, é projeção de mercado mesmo. Será possível comprar os ingredientes, e você mesmo fará seu produto com uma impressora 3D. A parte da matéria prima de qualidade, ou da opção de escolha da matéria prima, além das fórmulas abertas ou semi-abertas serão pontos importantes para as marcas muito em breve.
Outro ponto chave, claro, será a personalização. Mediante um mercado que oferecerá ao consumidor possibilidades de produção em casa, a personalização feita pela marca com diferenciais exclusivos será o quesito de luxo e exclusividade que eu posso afirmar para vocês que muitas marcas de segmentos além da beleza já estão pesquisando.
Já podemos, por exemplo, imaginar num futuro próximo as impressoras 3D fazendo absolutamente tudo, então as marcas que já estão antenadas nisso já estão abrindo esse caminho. Participando do processo de fabricação da forma que vemos hoje, observamos que as marcas ainda detém as formulações e informações de ingredientes e processos, mas deixam o consumidor colaborar um pouquinho, na finalização do produto. Quando tivermos as impressoras 3D como uma realidade quem terá a informação será quem tiver a matéria prima e quem tem a fórmula, então eu vejo que essas empresas tipo a Bite estão se adiantando nesse novo panorama possível. Elas estão fazendo o meio de campo entre a pessoa fazer em casa e a entrega do cosmético pronto, que temos atualmente.

 

Personalização

Isso de personalizar traz uma mídia espontânea muito grande, e só vai aumentar. Vejo bastante isso com os produtos de cabelo atualmente. Hoje muitas marcas já observando as jornalistas e blogueiras especializadas estão entregando press kits em sintonia com as necessidades dos cabelos de cada uma, com diferentes tipos de fragrâncias, por exemplo. Então, algumas marcas já estão partindo para o que podemos chamar de uma semi personalização. Trabalhando dentro de bases de fórmulas desenvolvidas, algumas coisas que podem ser personalizadas, como a cor do produto, fragrância, tipo de frasco… Isso gera um retorno de mídia e valor agregado. E tem tudo a ver com essa tendência de realçar a individualidade, em sintonia com lemas atuais de valorização da personalidade, “seja você mesma”, “você é única”. Os produtos estão se adaptando às particularidades das pessoas. É óbvio que isso gera um custo, mas esse tipo de posicionamento trabalha também com o aspiracional: “puxa eu gostaria de ter algo com a minha cara”, “preciso de algo que seja adaptado à minha pele, ao meu cabelo…” E mesmo que não seja 100% personalizado, ter um produto que tenha características escolhidas transforma a relação com a marca e com o produto em algo mais próximo.
 

 

 

Para quem gosta desse assunto de personalização eu indico observar os passos dessas duas marcas internacionais, a Bite Beauty que visitei o Bite Lip Lap e essa pequena, indie, de produtos para os cabelos, a Prose:

 

 

 

 

 

Monday mood: #TheAmuseBouche lipstick in Cayenne 🇨🇦💄🍁 #MillingMondays #OddlySatisfying

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Mais fotos na Bite Lip Lab de San Francisco:

loja/laboratório de customização de batons da marca Bite Beauty Pesquisando cosméticos personalizados na Bite Lip Lab Experiência de fazer seu próprio batom

 

 

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