Maquiagem de carnaval para crianças pequenas

não use produtos à prova d'água e resistentes à água procure menos químicos e mais "kids friendly".

Blog

Quero levar a Marina para algum bailinho de carnaval e como imaginei que tem muitas mães com dúvidas na hora de enfeitar os pequenos para a folia, pensei em algumas dicas básicas do que vocês podem usar nas crianças sem prejudicar a pele delicada delas.

Atenção à embalagem
Procure usar produtos que tenham na embalagem a informação de que foram testados dermatologicamente e oftalmologicamente. Isso é muito importante, pois significa que a empresa é preocupada com boas procedências de fabricação e que utilizou ingredientes de qualidade. 
A validade da maquiagem é muito importante também. O aviso já vale para peles de adultos, para crianças, com cútis delicadas e sensíveis é fundamental. E vale para tudo – batom, sombra, tinta artística… qualquer coisa.
Nunca, por exemplo, use uma máscara de cílios vencida em uma criança (nem em você, eu diria!). As máscara são as campeãs em tipos possíveis de contaminação – tubo escuro e produto viscoso, impede a visualização de qualquer tipo de alteração. E, em crianças, tudo é mais delicado. Então, minha dica é tentar usar uma máscara mais novinha e sempre olhar a validade antes de aplicar. 
Os adultos acabam usando o que tem na necessaire, eu sei! Então, é legal ter bastante atenção. 

Teste tudo antes
Uns dias antes do bailinho ou bloquinho, procure testar os produtos escolhidos e mesmo os recém comprados. Aplique no pulso da criança para ver se ela apresenta alguma reação alérgica. Não aplique nenhum produto direto no rosto sem antes testar. Muito importante isso, gente!

Olhos
Como já falei da máscara, os olhos são o principal ponto de cuidado. Uma dica boa é sempre apontar bastante o lápis de olho antes de usar, pra nao haver contaminação do olho do adulto no olho da criança, e caso ele esteja parado, para tirar acúmulo de poeira, restos de maquiagem, ácaros e etc. 
Para os bem pequenos eu não recomendo o uso do glitter nas pálpebras, pois eles colocam mais as maõzinhas nos olhos e o glitter pode cair e irritar. Para os maiorzinhos, a minha dica é buscar marcas que vendam as sombras com glitter ou o próprio glitter puro, mas, testado oftalmologicamente. O glitter quando não é de boa qualidade, apresenta micropartículas com arestas não arredondadas, e sim pontiagudas. Um glitter no olho causa coceira, e tendo ele micropontinhas, ao coçar, pode até ferir os olhos. 

Ideias que gosto
Eu aconselho evitar áreas muito grandes para a maquiagem, para não cobrir totalmente a pele do rosto, principalmente nos "toddlers" e crianças que não têm o costume de pintar o rosto. Apostar mais em pequenas áreas é uma forma de deixar os pequenos mais confortáveis.
Eu gosto de desenhos delicados, bem sutis, flores, estrelas, corações, desenhos, texturas e sugestões de personagens. Tudo bem lúdico, poupando a criança de desconforto e também apostando nesse lado mais infantil mesmo. Não curto muito makes muito pesados, e referências miniaturizadas do universo adulto. Prefiro um gloss que um batom vermelho, por exemplo. E máscara para cílios eu prefiro para crianças já na fase pré-adolescente. 
Pedrinhas na lateral do rosto eu amo, mas a gente tem sempre que lembrar da adequação de tudo à criança, e não apenas à idade recomendada pelas embalagens e tal. E na Marina, que ainda coloca tudo na boca eu ainda não posso investir nas pedrarias, rs.

Marcas que aconselho
Eu acho que quem quer ser bem legal com seu filho(a) pode tentar investir em maquiagens com pigmentação natural e ingredientes de qualidade. Lembrando que mesmo assim o teste para verificar alergias continua sendo necessário, tá!
Outra escolha certa são as marcas próprias para maquiagem artística de alto desempenho. É importante que os elementos da maquiagem, por exemplo, sejam muito bem micronizados, que significa terem partículas muito bem moidas, bem fininhas que deixam o toque suave e o uso mais confortável. Para maquaigens com glitter então, essa tecnologia é fundamental. E aí, vale pesquisar a marca, ou apostar nas grandes e famosas por investir em tecnologia de produção.

Cor no cabelo 
Quero fazer um adendo, porque há semanas atrás fui a um aniversário de criança e vi que as crianças estão amando essa história de sprays coloridos para fazer mechas nos cabelos. Meninas e meninos se divertindo muito, e pude ver que nas nossas prateleiras brasileiras já temos fórmulas bem suaves. É uma ideia divertida pro Carnaval também, não tem um contato com a pele diretamente, então é interessante.

Fuja 
Por último, a minha dica principal para a maquiagem de carnaval para crianças pequenas – não use produtos à prova d'água ou resistentes à água! Procure produtos laváveis, porque as fórmulas de produtos laváveis utilizam ingredientes bem mais leves, menos químicos e mais "kids friendly".

E bom Carnaval! 😉

 

Veja mais ideias para o Carnaval:
• no meu insta @cacahabeyche
• no meu Pinterest /cacahabeyche
• E nos posts aqui no blog – Carnaval