Maquiagem na adolescência • Makes minerais e orgânicos

A maior preocupação que uma adolescente deve ter, principalmente nessa fase de transição hormonal e de peles geralmente mais oleosas, é fazer a limpeza da pele corretamente. E por isso, para a maquiagem na adolescência, o uso de produtos com ativos naturais, minerais e orgânicos, facilitam a não obstrução dos poros e fazem com que o uso da maquiagem seja mais benéfico.

Blog

Eu li novamente uma matéria muito interessante no Terra e resolvi escrever um pouco sobre a importância de remover corretamente a maquiagem da pele para mantê-la saudável. Todo mundo sabe que a maquiagem, se não removida, pode obstruir os poros e evitar a renovação celular da cútis. E por que o título se refere às adolescentes? A maior preocupação que uma adolescente deve ter, principalmente nessa fase de transição hormonal e de peles geralmente mais oleosas, é fazer a limpeza da pele corretamente. E por isso, para a maquiagem na adolescência, o uso de produtos com ativos naturais, minerais e orgânicos, facilitam a não obstrução dos poros e fazem com que o uso da maquiagem seja mais benéfico.

Explico – esse tipo de maquiagem é de certa forma mais "nutritiva" e agrega benefícios à pele. Por exemplo, uma pele acneica e muito oleosa, típica das adolescentes, fica mais matificada e equilibrada quando é usado um produto mineral, principalmente os que são em pó. E aí, se a pessoa não fizer uma limpeza adequada, esse produto não é do tipo que obstrui tanto os poros, ele acaba atuando como uma espécie de tratamento, porque geralmente elas tem base de argila, e não apenas colorem a pele.

Eu não estou dizendo, de forma alguma, que não tem que tirar a maquiagem. É preciso sim, retirar a make e fazer uma limpeza bem profunda todos os dias, principalmente a noite, para a pele ficar limpa e poder respirar. Mas estamos falando de uma fase da vida, onde a disciplina e a rotina ainda estão sendo construídas, e por isso, basta lembrar de um caso bem comum. A adolescente (e até mesmo mulheres adultas fazem isso, gente, acontece!) vai para uma festa, volta mais tarde e acaba dormindo de maquiagem, ou lavando o rosto superficialmente. E assim, uma maquiagem mineral acaba sendo menos agressiva nesses casos, e por isso eu considero a mais indicada.

Sobre o artigo que li
O artigo se chama – Repórter fica um mês sem tirar maquiagem e pele envelhece 10 anos, e sim, a repórter do Daily Mail passou 30 dias apenas lavando o rosto no chuveiro sem usar nenhum tipo de demaquilante e o resultado foi sendo monitorado por médicos. Além de incômodos e resultados visíveis, a parte que destaco é da fala da dermatologista que afirma que "não é apenas a pele superficial, mas as outras camadas também sofrem". "Os poros também estavam cerca de 5% maiores e o especialista explicou que isso acontece por causa da redução da elasticidade da pele. Os médicos disseram ainda que a pele envelheceu 10 anos em um mês por causa da grande quantidade de detritos que se acumularam. Eles explicaram que os poluentes que ficam na pele contribuem para a degradação do colágeno e da elastina acelerando o processo de envelhecimento."

O assunto é sério e em várias pesquisas a gente percebe que retirar a maquiagem corretamente não está nas nossas listas de prioridades, mesmo em tempos de busca incansável por processos rejuvenecedores…

Pensando em adolescentes
Eu naveguei pelo site da Bioart e escolhi três produtinhos que achei a cara das meninas mais novas – um blush, um gloss e uma máscara para cílios! Deixo aqui como dica de um kit de presente bem legal e sem nenhum dilema!

• Máscara para cílios

• Gloss Nutritivo

• Blush Nutritivo