Maquiagem para o trabalho em dias quentes • Dicas

Dicas para fazer a maquiagem para o trabalho durar

Blog

A maquiagem para o trabalho e dia a dia tem que ser feita de forma rápida, mas com muita eficiência, ela acaba sendo o seu segundo rosto, te acompanha o dia inteiro, tem que durar e ao mesmo tempo, deve ser leve. Então, deixo minhas dicas para acertar nos looks diários. 

Para uma pele que dure
Preparar bem a pele é fundamental. Aplicar um produto geladinho antes de tudo já ajuda na vaso constrição e a refrescar o rosto para evitar o suor. Então, eu gosto dessas duas ideias: colocar seu creme hidratante ou um frasco de água termal no frigobar ou geladeira ou deixar em um lugar de fácil acesso uma bacia, para você encher de água e jogar algumas pedrinhas de gelo nela, aí você mergulha o rosto um pouquinho. A dica do creme e da água termal é especial para quem vive apressada e é a que eu mais faço.. 

Uma coisa importante para todo mundo é proteger a pele do sol. Mas isso deve ser feito com produto específico para o rosto. Para isso você deve respeitar e entender o seu tipo de pele para acertar na escolha da textura do produto – pele seca – produto mais hidratante, pele oleosa – produto mais sequinho… Se você tem dúvida quanto à sua pele, se acha que ela é mista, se não entende muito bem como ela se comporta, é legal pedir ajuda a um(a) maquiador(a) experiente, e claro, sempre que possível, a um(a) dermatologista. Assim, você compra o protetor solar correto para sua pele e garante que seu rosto não escorra ou fique com qualquer sensação desagradável ao longo do dia. 

Uma outra dica legal é já usar o protetor com cor. E hoje já temos a opção pigmentada para pele oleosa, porque há uns anos era difícil encontrar fórmulas sequinhas de protetor com cor, agora temos várias nas prateleiras. Lembrando que não estou falando do BB CReam, e sim do protetor base. (Gosto do BB Cream em algumas situacões, mas quanto ao fator de proteção e durabilidade, temos opções mais interessantes)

O corretivo, tão fundamental para muitas mulheres é um item que eu indico o uso apenas pontualmente, nada de fazer uma máscara de corretivo, aplique apenas na olheira, manchas, espinhas, mas sempre em áreas pequenas. E eu gosto e indico as opções de corretivo cemosas.

Para não carregar demais essa pele pensada para dias de verão, evite usar muito o pó. Quanto menos produto nesse calor, melhor. Aplique apenas nas zonas de brilho como a zona T e onde foram feitas as correções. Eu deixo o pó para o retoque da maquiagem ao longo do dia. Eu uso bastante o pó solto que já vem com aplicador, porque fica na bolsa e eu uso em qualquer lugar. Gosto do pó solto da Bioart, que é bem desse modelo. Aplico durante o dia na zona T ou onde mais precisar, bem de levinho, apenas para tirar o brilho do rosto. 

Olhos
Para os olhos, mesmo no calor, eu prefiro produtos laváveis ou resistentes à água, e nunca à prova d'água porque para retirar é preciso usar produtos mais fortes, friccionar um pouco mais e isso a longo prazo (estamos falando de makes para usar todos os dias) pode danificar a saúde dos cílios. Para os cílios mesmo, eu gosto bastante das máscaras da Lancôme, as versões que não são à prova d'água são super resistentes mesmo sendo laváveis, elas fixam bem e não escorrem ao longo do dia. 

Eu sigo a máxima de que menos é mais, então em dias de muito calor eu não costumo usar sombras nos olhos. Prefiro usar apenas um lápis, um contorno de olhos ou delineador. Mas se a pessoa faz questão de usar uma sombra, eu sugiro evitar a combinacão com o delineador, para um resultado menos carregado, mais leve, com menos contraste. 

Blush
Em dias de calor, eu sempre prefiro os produtos em textura em pó do que os cremosos. Seja para o blush ou bronzer, eu indico a textura em pó, justamente porque eles também ajudam a absorver a oleosidade da pele e o resultado duante o dia é melhor. 

Boca
Eu acho que um truque maravilhoso pro verão, é apostar sempre no batom matte. Digo isso porque a boca sem brilho gera um equilíbrio com o rosto, já que a pele vai brilhar um pouco se o calor for intenso. Então, nem cremoso, nem gloss, o melhor amigo da maquiagem dos dias quentes é o batom matte.

Evite
Um erro que eu vejo muito comum é carregar demais a pele com produtos de alta cobertura, ou maquiar os olhos com sombras também de alta cobertura associadas a muitas camadas de máscara para cílios e delineador. O que acontece é que ao cobrir demais sua pele em dias quentes, ela fará um esforço para transpirar e acaba levando a maquiagem junto de qualquer jeito. Aí começam a brotar bolinhas de suor ou a make começa a escorrer. Ao tentar controlar com lencinhos, você acaba tirando partes da cobertura e o resultado disso ao longo do dia é o caos completo. 

Outro erro é escolher texturas que naturalmente escorrem, sem boa fixação. No verão, evite os cremosos, dê preferência às texturas em pó, e quando for escolher um lápis ou delineador, busque um com boa resistência (mesmo que lavável).

 

Veja mais ideias para as maquiagens de trabalho:

• no meu insta @cacahabeyche ou com a hashtag #ideiasdacacaparaotrabalho

• no meu Pinterest /cacahabeyche

• E nos posts aqui no blog – Trabalho