Metalizado na maquiagem • Dicas para os olhos

Metalizados na maquiagem dos olhos usando sombras e delineador

Blog

O metalizado na maquiagem não é mais uma aposta e sim uma realidade. As sombras, delineadores e aplicações que trazem o dourado, o prata ou as cores metálicas são bola da vez. (para todas as idades, diga-se!). Muita gente quer começar a arriscar a usar makes com tons metálicos. E pensando nesse caso, escrevi essas dicas. 

A dica fundamental
O jeito mais fácil de usar o metálico na make é com uma sombra de um tom só. Agora, minha dica é pegar uma sombra com uma textura bem fina, que apareça um pouco de pele embaixo. O degradê com o tom metálico é mais difícil e não é tanto o visual que estamos apostando atualmente. O legal é um tom só – nada de esfumar, nada de degradê.

Geralmente as sombras cremosas de boa fixação são as ideias para conseguir essa textura que estou falando. Você conseguir espalhar ela bem e ter uma camada bem fininha, aparecendo a textura da pele, mas extremamente pigmentada e metalizada.

Too much
Eu considero demais – dois tons de sombras metálicas usadas juntas, ou misturar texturas metalizadas como a textura cremosa de metalizado em pó com a mais grossa de glitter junto. É difícil acertar. Evite esfumar, misturar sombra opaca com metalizada também. O jeito de acertar é apostar em um tom e explorar sua cor sozinha, criando no máximo, mais definição nos ohos com o lápis de olho e o rímel. Isso tudo são regras gerais, pensadas principalmente para quem é principiante na arte da maquiagem, e para quem ainda tem medo de apostar nos tons metálicos. Há quem consiga efeitos mais artísticos, por exemplo, trabalhando com texturas e cores, mas para o dia a dia, o lance é o metalizado na sua forma mais minimalista, vai por mim. 

Tons favoráveis
Sua pele tem o fundo mais quente ou frio? (Se tiver dúvida em reconhecer, peça ajuda a um maquiador!) Geralmente peles frias, combinam mais com o prateado, e peles quentes com o cobre e dourado. Isso no geral, tá gente. Não quer dizer que uma pele quente não pode usar prata na make. Até porque um verde, por exemplo, pode ser mais frio ou mais quente. Mas falando assim, no geral, para um efeito mais certeiro, com menos contraste e mais harmônico, as cores mais frias para peles mais frias , acizentadas ou rosadas e cores quentes para peles mais quentes, seja com fundo mais bege, marrom ou bronzeada.

Para começar
A melhor textura de produto para fazer esses olhos com maquiagem metalizada é sem dúvida a cremosa. A "espalhabilidade" é muito melhor, a cobertura fica mais homogênea, não precisa esfumar muito, reaplicar várias vezes, e tem a facilidade de poder ser aplicado com pinceis de fibras sintéticas ou mesmo com os dedos. Uma ótima forma para usar o metalizado nos olhos são também os delineadores. 

Combinações certeiras
Falando no geral, de fórmulas bem simplificadas eu tenho algumas ideias e regrinhas para o equilíbrio. Eu levo em consideração os pontos de atenção da maquiagem e os pilares – pele, olhos e boca:

• Metalizado no olho – pele pode ser iluminada, mas boca pede um tom em textura matte, sem brilho;
• Metalizado no batom – deixe a sombra mais opaca;
• Olhos em tons escuros metalizados – boca em tom mais claro, é mais fácil;
• O vermelho, por exemplo, acho super difícil e arriscado combinado com o metalizado nos olhos;

Nas imagens acima, três exemplos que reafirmam e também subvertem o que eu disse!
Na primeira modelo, a sombra cremosa dourada quase some, mostrando bastante a textura da pele. Mas ela vem combinada com um batom vermelho escuro, que sai um pouco da regra que disse para vocês, mas a combinação fez tanto sentido na pele dele que tudo ficou em harmonia. 
Na segunda modelo, a gente vê um exemplo de delineado metalizado, simples, divertido, suuper minimalista. Para os cílios, foi usada uma másccara incolor, se você quiser esse efeito mais clean. Se não, combine com a máscara preta, mas dê preferência àquelas com efeito de alongar os cílios, que deixam eles mais separadinhos, suaves e leves. Na boca, só um nude bem hidratante ou um gloss de pouco brilho. 
Na terceira modelo, a textura é outra, a sombra é dessas de glitter, com bem mais cobertura. Aqui, eles fizeram algo que é uma ótima ideia, um delineado de traço bem fino preto, pra demarcar o olho e não colocar a sombra de glitter tão rente aos olhos (dependendo da fixacão, ela pode escorrer para o olho e os pedacinhos de glitter se tornarem um incômodo). Boca, nude rosada também.

Fotos: Byrdie.com