Olhos invertidos • Mais sombra na parte debaixo

Blog


Quem curte este estilo de make com mais sombra na pálpebra inferior, que chamo de olhos invertidos? Eu sou super fã dessa maquiagem porque ela é muito fácil de fazer. Fica bem na maioria dos formatos de olhos, com exceção de olhos caídos, que são mais beneficiados com a sombra na pálpebra superior apenas.

Essa técnica aumenta bastante a percepção do tamanho dos olhos, pois a sombra quanto mais orgânica e esfumada na parte debaixo, maior fica o efeito de profundidade e o "espaço que o olho ocupa no rosto". Então, à distância, o olho parece maior.

Gosto também porque é um jeito muito prático e rápido de fazer uma maquiagem com a o resultado de um olho super maquiado sem tanto esforço.

Dica de ouro
A melhor dica é usar o lápis no tom que quer esfumar por dentro do olho, e a aplicando o låpis deitado, pegando a linha d'água e já rente aos cílios inferiores, possibilita que você logo em seguida já esfume esse lápis bem rente aos cílios. Isso já facilita muito. Eu prefiro essa make bem esfumada embaixo quando temos um contorno dentro do olho, preenchendo o vaziozinho que pode ficar se você usar, por exemplo um lápis nude. O olho fica mais completo.

Pra começar
Os tons mais fáceis para começar a brincar e desenvolver a técnica é o marrom e o cobre. Daí na sequência, você pode partir para outras combinações legais como: o preto no lápis dentro do olho e esfumar com uma sombra marrom para uma imrpessão de degradê, ou usar o lápis preto e esfumar com uma sombra cinza, ou usar um lápis verde mais claro e esfumar com um verde escuro. Se quiser brincar com o degradê, procure tons diferentes de uma mesma cor ou se quiser mais dramaticidade e profundidade use a mesma cor. Um outro truque legal é usar um pontinho de sombra iluminadora no canto interno do olho para realçar ainda mais o efeito degradê.

Textura
Para esse efeito eu costumo usar um lápis bem macio e sombras em pó. Uma alternativa é usar aqueles lápis jumbo, os chamados chubby, em versão sombra. Um cuidado ao usar esse tipo de item é que eles geralmente secam bem rápido, então é passar e logo esfumar.

Pincel
Para esfumar, os pinceis ideais são os chafrados e os arredondados bem pequenininhos, próprios para sombras. As hastes flexíveis com algodão, o cotonete, são úteis para corrigir borrados, se necessário, basta aplicar um pouquinho de base e corrigir a imperfeição.

Um erro comum
Não conseguir fazer o efeito de degradê e deixar a área de sombra muito grande é um erro comum. Para evitar, é preciso usar o pincel certo e caso ainda assim, precisar diminuir a área de sombra, o cotonete com a base pode ser um grande aliado para retirar o excesso. Outro erro é deixar o lápis secar e nnao conseguir esfumar, para que isso nnao aconteça você precisa usar um lápis bem macio e ser bem ágil na sua aplicação, para iniciar o processo de esfumar antes que ele seque.

O acabamento
Na parte de cima dos olhos, eu aconselho usar muita máscara para cílios, no dia a dia pode ser usado sem sombra nenhuma nas pálpebras superiores. Para uma festa, aconselho o uso de cílios postiços + máscara e um pouco de sombra champagne ou perolada na pálpebra superior.

Aqui, uma ideia que vai além: o côncavo foi levemente marcado e o canto interno ganhou o efeito iluminado que se mistura ao marrom da sombra, fazendo um degradê bem delicado:

jessica-alba-shape-magazine-october-2016-photoshoot05

 

 

Bem, e relembro aqui um vídeo que ensino a fazer esse tipo de makeup nos olhos!

Fotos: Shay Mitchell para BaubleBar / Jessica Alba para Shape magazine.