Você sabe o que é dermatologia natural?

Blog
Você já ouviu falar do termo dermatologia natural? Uma forma de cuidado da saúde da pele que parte de dentro para fora e que privilegia ingredientes não tóxicos e mais naturais nas formulações. Uma profissional séria, dedicada e que é um exemplo desse perfil profissional (e de vida) é a Dra. Patricia Silveira. Além da sua atuação como dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela mantém super atualizado o Instagram @dermagreen com dicas muito interessantes e pesquisas atuais sobre diversos aspectos da cosmetologia natural. Bem, é sempre muito enriquecedor conversar com a Patricia e eu fiz a ela algumas perguntas pra esclarecer para vocês um pouco mais sobre esse nicho da dermatologia e cosmetologia.
CH • explica pra gente – o que é dermatologia natural?
Patricia Silveira • Dermatologia Natural é uma prática onde orientamos o paciente a ter uma rotina de cuidados da pele da forma mais natural e eficaz possível. Fórmulas manipuladas com ativos de origem natural específicas para cada pele e problema, com a menor quantidade de químicas nada saudáveis como conservantes, estabilizantes e fragrâncias sintéticas, associados a cosméticos 100% naturais e orgânicos onde buscamos o aproveitamento total dos produtos, praticidade e complementação de ingredientes. Tudo isso com menos consumo e mais simplicidade, consciência e respeito.
CH • qual o perfil das pessoas que buscam a dermatologia natural?
Patricia Silveira • O perfil das pessoas que procuram esta abordagem na minha prática dermatológica são pessoas que já mudaram hábitos alimentares, valorizam os alimentos orgânicos, a culinária homemade (usam marmita e têm consciência dos benefícios da boa alimentação) e procuram ampliar esta prática saudável para o cuidado com pele e com nosso corpo de uma maneira global.
Alguns são veganos ou vegetarianos, outros fazem ioga e praticam meditação, mas todos querem uma orientação de produtos mais saudáveis pra pele e pro meio ambiente.
CH • como vc vê hoje esse crescimento do interesse dos consumidores por formulações mais naturais e maior conhecimento sobre ingredientes? Partindo de uma agenda internacional, no Brasil como você está percebendo esse movimento?
Patricia Silveira • acho que o mercado de beleza internacional já sinaliza esta tendência há uns 5-8 anos e por aqui nos últimos 2 anos tivemos um boom de marcas e produtos naturais e orgânicos. Este mercado sempre buscou inovações e a tendência verde de consumo no mercado de beleza veio pra ficar. No Brasil, temos ativos únicos e exclusivos que antes só eram usados por marcas importadas, mas que não tem o ideal de serem 100% naturais. Isso pra mim não faz sentido, associar extratos botânicos com parabenos, óleos essenciais com petrolatum, são ingredientes conflitantes. O resgate de algumas práticas caseiras de DIY (faça você mesmo) nos lembram o passado, minha avó fazia máscaras capilares com frutas e óleos vegetais. É a valorização do natural e simples, mas não menos eficaz.
Este movimento aqui no Brasil tem tudo pra ser um sucesso e acho que o país pode ser visto como um produtor especial de produtos e ingredientes naturais porque não nos falta biodiversidade.
Alguns posts super instrutivos que a Patricia faz no Instagram dela:
Veja mais ideias sobre tendências da indústria da beleza com foco nos ativos naturais e orgânicos:
• no meu insta @cacahabeyche
• no meu Pinterest /cacahabeyche
• E nos posts aqui no blog – Cosméticos Naturais
Pingback: Sobre cosmetologia natural, indústria e make para crianças - Cacá HabeycheCacá Habeyche()